A Maserati sinaliza a entrada numa nova era com o lançamento do MC20, um superdesportivo que alcança os 325 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Tudo graças à utilização das tecnologias mais avançadas e um chassis Dallara. O MC20 já pode ser encomendado em Portugal: a partir de 300 mil euros
Dificilmente poderia haver um momento melhor para a C Santos VP assegurar a representação exclusiva para Portugal da Maserati.
A marca italiana centenária, com um palmarés desportivo invejável e com a assinatura ligada à conceção de alguns dos automóveis mais belos da História, anuncia a entrada numa nova era e assinala aquilo a que vem, com o lançamento do MC 20 (Maserati Corse 2020). Um superdesportivo digno desse nome que é o primeiro produto saído da remodelação do centro de produção que a Maserati possui em Modena e que agora apelida de “laboratório automóvel”.
Justificação: não é um centro técnico, nem um centro de estilo. Tão pouco uma linha de montagem. É a conjugação de tudo isto sob um mesmo teto, num ambiente marcado pelas tecnologias mais evoluídas.
Resultado da colaboração com a Dallara
É então aqui que nasce o MC20, cujo desenvolvimento é o produto da colaboração entre a Maserati e a Dallara. Cuja intervenção acontece ao nível da definição estilística (mais de 200 horas no túnel de vento) e do acerto do chassis. Tudo para conseguir um apuro absolutamente exemplar, a pensar na máxima eficácia dinâmica.
Construída em carbono e materiais compósitos, a estrutura pesa menos de 1500 kg e é desde logo a “alma” deste projeto.
A arquitetura da suspensão de amortecimento ajustável, por exemplo, é inspirada nas soluções utilizadas na F1, com dois pontos de ancoramento inferiores e num superior, para um mais perfeito guiamento das rodas.
De referir que este chassis será partilhado com uma versão cabriolet, a apresentar em breve, e a que se seguirá uma proposta 100% elétrica.
Um V6 chamado Nettuno
E por falar da força motriz, se ao chassis nos referimos como a alma do MC20, o motor é, sem dúvida, o coração.
A Maserati esteve nos últimos anos demasiado dependente (as situações piores, reconheça-se) do fornecimento de motores da “irmã” Ferrari e pretende agora cortar esse cordão, com o desenvolvimento de um motor da sua inteira responsabilidade.
O Nettuno é apresentado pela Maserati como um dos propulsores mais sofisticados do mundo, ao incorporar (mais uma vez) diversas tecnologias da competição, onde se destaca o recurso à injeção direta e indireta (para maximizar a eficácia nos altos e nos baixos regimes e controlar as emissões) e, principalmente, a utilização de duas câmaras de combustão – é assim garantida uma pré-combustão e, em seguida, uma queima mais eficaz na câmara de combustão principal.
O resultado é convincente, já que este V6 de 3.litros Twin Turbo anuncia nada menos do que 630 cv de potência, e 730 Nm de binário, o que lhe permite chegar aos 325 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 2,9 segundos (8,8 segundos para alcançar os 200 km/h).
Um desportivo também para pista por 300 mil euros
Além de estarmos em presença de um recorde em termos de potência e binário para motores desta dimensão, ainda mais relevante é a relação peso/potência de 2,33 kg/cv, o que diz bem do potencial do MC20 que oferece ao condutor/piloto quatro programas de condução: Wet, GT, Sport e Corse.
Um verdadeiro automóvel de pista que também pode andar na estrada – assim é apresentado pelos responsáveis da Maserati; uma jóia tecnológica, segundo os seus criadores, que em Portugal tem um preço anunciado de 300 mil euros.