A Toyota divulgou um teaser a anunciar que a segunda geração do Mirai será revelada em dezembro. Um concurso promovido pela marca dará a possibilidade a algumas pessoas de conhecerem antecipadamente o novo modelo.
A segunda geração do Toyota Mirai vai ser apresentada a 20 de dezembro, de acordo com um teaser publicado no site da marca relativo ao sedan “fuel-cell” da marca.
A Toyota também está a promover um concurso no Japão para dar a oportunidade a 32 pessoas de conhecerem antecipadamente o novo modelo.
A Toyota não adiantou muito detalhes técnicos acerca da segunda exceção do Mirai com exceção de que terá tração traseira. O construtor revelou um concept do novo modelo no Salão de Tóquio que indiciava uma alteração significativa no design do veículo.
Em vez das linhas fortemente acentuadas do modelo atual, os designers optaram por curvas mais suaves. O veículo é mais longo, mais baixo e largo, apresentando um aspeto mais convencional de um sedan de quatro portas.
O interior do protótipo tem um habitáculo requintado que inclui um ecrã de infotainment, um espelho retrovisor digital e um sistema de som JBL com 14 colunas. O nível de qualidade dos materiais aproxima-se muito dos utilizados na Lexus.
Mais 30% de autonomia
A Toyota pretende que esta segunda geração do Mirai tenha mais 30% de autonomia do que o modelo atual (502 km). Se isso for alcançado, cada depósito de hidrogénio permitirá percorrer cerca de 653 quilómetros.
Atendendo ao rápido desenvolvimento da tecnologia dos veículos elétricos desde o lançamento em 2014 é surpreendente que a Toyota continue a apostar na pilha de combustível ao desenvolver uma segunda geração deste modelo.
De um ponto de vista do consumidor, o maior desafio para uma maior receptividade da tecnologia da célula de combustível é a reduzida infraestrutura de abastecimento de hidrogénio.
Mesmo que o novo Mirai seja um automóvel fantástico, a procura será limitada devido à reduzida rede de abastecimento de hidrogénio.