A Aston Martin iniciou os últimos testes dinâmicos do seu novo e invulgar bilugar sem pára-brisas V12 Speedster, que deverá chegar no próximo ano. A produção será limitada a 88 unidades, ou seja, quase tão excepcional quanto as prestações… e o preço.
A divisão “Q by Aston Martin” do construtor britânico iniciou o programa de testes final do novo V12 Speedster, um bilugar sem pára-brisas, que promete prestações de exceção. A produção vai ser limitada a 88 unidades, estando previstas as primeiras entregas para o início de 2021.
O preço também vai ser de exceção. Cada unidade será comercializada por 765 mil libras, isto é, cerca de 835.800 euros.
O novo Aston Martin V12 Speedster foi desenvolvido desde o projeto até à produção em apenas 12 meses pela “Q by Aston Martin”. Construído com recurso a uma plataforma em alumínio, o novo modelo resultou da conjugação das plataformas do Superleggera e do Vantage.
A carroçaria, descrita pela marca como “inspirada tanto nos caças de combate como na nossa própria história, é produzida quase inteiramente em fibra de carbono e o primeiro modelo apresentado recebeu a decoração semelhante ao de um avião F-18 Hornet.
Motor V12 de 690 cv
O novo bilugar da Aston Martin é propulsionado por um motor biturbo V12 de 5,2 litros que desenvolve uma potência estimada de 690 cv e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 300 km/h.
A Aston Martin também criou um sistema de escape adequado que emite uma banda sonora estimulante.
Como os seus congéneres Superleggera e do Vantage, o Speedster possui uma suspensão de duplo braço triangular à frente e uma suspensão traseira multi-link com amortecedores adapativos comandados por três modos de condução.
As jantes forjadas de 21 polegadas são de série, assim como os travões em fibra de carbono e cerâmica.
O interior recorre a uma mistura de materiais tradicionais e contemporâneos, destacando-se fusão de fibra de carbono com couro Saddler costurado à mão, os cromados, alumínio e borracha impressa a 3D.
O tradicional porta-luvas foi substituído por uma mala em pele que pode ser removida, enquanto os “amortecedores” traseiros atrás do condutor também escondem um espaço adicional de arrumação na parte inferior.