A BMW anunciou conclusão do processo de conversão da sua fábrica de Munique, que passou a estar preparada para produzir não só o Série 3, mas também os novos i4, M3 e M4.
Após um trabalho de seis semanas e um investimento de aproximadamente 200 milhões de euros, a BMW concluiu a adaptação da fábrica de Munique para a produção do sedan elétrico i4.
Responsável pelo fabrico das versões de combustão e híbrida plug-in do BMW Série 3, quer do Sedan, quer do Touring, aquela unidade, inaugurada em 1922, também será responsável pela montagem da nova geração do M3, assim como do novo M4.
“Concluímos com sucesso uma extensa reestruturação e conversão da fábrica, dentro do prazo e sem complicações”, referiu o diretor daquela unidade industrial, Robert Engelhorn.
“A nossa fábrica pode agora produzir o novo elétrico BMW i4 na mesma linha de montagem dos veículos a gasóleo, a gasolina e híbridos plug-in”, acrescentou.
BMW i4 mais potente do que o M3
A produção do BMW i4 será efetuada na mesma linha de carroçarias, mas outras linhas tiveram de ser instaladas para a montagem do piso e da secção traseira, assim com o motor elétrico e a bateria de elevada voltagem.
Esta última pesa cerca de 550 kg e será instalada na carroçaria por um sistema totalmente automatizado que utiliza câmaras para verificar se tudo está corretamente alinhado.
O novo BMW i4 deverá ser apresentado até ao final de 2020 e estará equipado com dois motores elétricos que permitem desenvolver uma potência de 523 cv, isto é, mais 49 cv e 20 cv, respetivamente, do que as versões Base e Competition do novo BMW M3.
A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de quatro segundos para o BMW i4, enquanto a autonomia da bateria de 80 kWh deverá permitir percorrer até 600 quilómetros.