O mais potente motor V12 atmosférico de sempre da Lamborghini está disponível no novo hiperdesportivo Essenza SCV12. Projetado exclusivamente para uma utilização em pista será produzido numa série limitada a 40 unidades.
A mais recente criação da Squadra Corse, a divisão de competição da Lamborghini, é o Essenza SCV12, um hipercarro de tração traseira concebido para uma utilização exclusivamente em pista. A produção limitada a apenas 40 unidades reforçam o seu caráter exclusivo.
Descendente direto de modelos icónicos como o Miura Jota e o Diablo GTR, o Essenza SCV12 foi desenvolvido com base na plataforma do Aventor e recebeu o motor atmosférico V12 mais potente jamais produzido pela Lamborghini.
Este bloco V12 está preparado para debitar mais de 830 cv, com um significativo incremento de potência, graças ao efeito de admissão forçada a alta velocidade.
Os tubos de escape foram projetados em colaboração com a Capristo para reduzir a contrapressão e melhorar a performance, salientando ainda a sonoridade oriunda do propulsor.
A transmissão da potência às rodas traseiras é assegurada por uma nova caixa sequencial de seis velocidades, montada em bloco com o trem traseiro enquanto elemento estrutural do chassis.
Chassis monocoque em fibra de carbono
O chassis monocoque em fibra de carbono desportivo possui uma gaiola de segurança interna, sendo este modelo o primeiro GT a ser concebido para cumprir as normas da FIA destinadas a protótipos.
Com o objetivo de assegurar a máxima agilidade e estabilidade nos circuitos mais exigentes, os engenheiros da Squadra Corse recorreram a soluções cinemáticas inspiradas pelos protótipos de competição, caso da suspensão traseira do tipo push-rod fixada diretamente na caixa de velocidades.
O Essenza SCV12 recebe pneus slick Pirelli específicos para este modelo, montados em jantes de magnésio (de 19” na frente, e 20” atrás), com discos e pinças de travão desenvolvidos pela Brembo Motorsport.
Aerodinâmica apurada na competição
A aerodinâmica do Essenza SCV12 beneficia da experiência acumulada pela Lamborghini Squadra Corse nas competições de GT para garantir uma elevada de eficiência e níveis de carga aerodinâmica superiores às de um carro de GT3, com um valor de 1200 kg a 250 km/h.
O capot dianteiro possui uma dupla entrada de ar com nervura central, típica dos Huracán de competição, a qual separa o fluxo de ar quente proveniente do radiador, canalizando o ar frio para a tomada de ar existente ao centro do tejadilho.
A secção dianteira conta com um splitter e dois apêndices laterais; nos flancos, os fluxos destinados à refrigeração do motor e da caixa de velocidades foram otimizados através da utilização de aletas verticais situadas nas longarinas. O pacote aerodinâmico completa-se com a grande asa traseira regulável de duplo perfil.
O design exterior é caraterizado por linhas enérgicas e dinâmicas que combinam o apelo dos protótipos dos anos de 1970 com elementos típicos do ADN da Lamborghini, como a geometria hexagonal que carateriza os faróis dianteiros, e a tomada de ar no tejadilho e as saídas de ventilação que enquadram o volante.
Igualmente presente está a a inconfundível forma de «Y», a assinatura de estilo reproduzida na decoração exterior e no habitáculo, onde cada elemento representa a melhor combinação entre leveza, funcionalidade e design.
Volante inspirado na Fórmula 1
O próprio painel frontal e o painel de instrumentos estão assentes num «Y» assimétrico em carbono, um elemento portante e estilístico que marca o habitáculo, desenhado para colocar o condutor no centro de uma experiência de condução absoluta.
O desenho do volante multifunções com ecrã foi inspirado pelos volantes dos monolugares de F1, para oferecer a máxima ergonomia e um tato perfeito, sem que o condutor necessite de retirar as suas mãos do aro, com o seu design futurista, contudo, racional.
O banco OMP específico, com homologação FIA e com estrutura em fibra de carbono, envolve o piloto para garantir conforto, segurança e estabilidade.
O caráter do Essenza SCV12 é sublinhado pela estrutura da carroçaria, formada por apenas três elementos para permitir uma rápida mudança dos mesmos, quando necessário, durante as paragens nas boxes.
As cores de lançamento Verde Selvans, Grigio Lynx (cinzento), Nero Aldebaran Gloss (preto) e Arancio California (laranja) serão complementadas pelos logótipos oficiais dos parceiros de longa data da Lamborghini Squadra Corse: Pertamina, Pirelli e Roger Dubuis.