A Porsche está a vender cada vez carros. Situação que deve estar a deixar os responsáveis da marca alemã satisfeitos, pelo menos, com o seu famoso Porsche 911, cujas vendas subiram dois por cento nos primeiros seis meses do ano, face a idêntico período de 2019…
Enquanto decorria a fase crítica da pandemia do Coronavírus, que levou ao encerramento, durante várias semanas, de diversos concessionários da Porsche em todo o mundo, a marca alemã assistiu a uma queda de 12% nas suas vendas, em relação ao ano passado.
Agora, o fabricante automóvel vem anunciar que conseguiu vender, no primeiro semestre deste ano, mais dois por cento de unidades do seu modelo 911, quando comparado com idêntico período de 2019. No total, a Porsche já vendeu 116.964 carros em todo o mundo, com o Cayenne a provar que é o modelo mais popular.
Nada menos, nada mais do que 39.245 clientes compraram o Porsche Cayenne este ano, enquanto outros 34.430 optaram pela versão inferior do Macan. Por outro lado, os compradores do Porsche 911 foram responsáveis pela aquisição de 16.919 unidades, enquanto que o Taycan encontrou 4.480 novos lares em todo o mundo.
Do total de vendas deste ano, 55.550 unidades ocorreram nos mercados das regiões da Ásia-Pacífico, África e Médio Oriente, com a China a permanecer no topo dessas vendas. Já a Europa “consumiu” 32.312 novos veículos entre janeiro e junho de 2020, enquanto o mercado norte-americano quedou-se pelas 24.186 unidades vendidas.
“Tendência positiva”
“Estamos a assistir a uma tendência positiva, embora continuemos a sentir os efeitos da crise do Coronavírus, no segundo trimestre, em especial nos EUA e na Europa. Nestes casos, isso ocorreu durante o mês de abril, quando quase todos os centros da Porsche ainda estavam fechados nesses mercados”, explicou Detlev von Platen, “executiv marketing” da Porsche.
O responsável adiantou ainda que “o segundo trimestre de 2019 foi muito forte, comparativamente a igual período do ano transato. No entanto, continuamos confiantes e estamos cheios de energia à medida que enfrentamos os desafios desta segunda metade do ano”.
Segundo von Platen, “o contínuo desenvolvimento positivo na China e noutros mercados asiáticos também nos irá ajudar”. Com otimismo moderado, conclui que “a situação da Porsche na Europa melhorou desde maio, embora ainda não tenha voltado ao normal”.