Piloto português Paulo Gonçalves morre no Dakar

janeiro 12, 2020
publico online
publico
google
euronews

Antigo campeão mundial de motociclismo todo-o-terreno morreu na sequência de uma queda na etapa deste domingo. Tinha 40 anos.

O piloto português Paulo Gonçalves morreu durante a sétima etapa do Rali Dakar, na Arábia Saudita, em que participava em moto. A informação é avançada pela organização da prova.

O português de 40 anos morreu após uma queda ao quilómetro 276 da etapa deste domingo, detalha a organização, que acrescenta que o piloto foi encontrado pela equipa médica inconsciente e em paragem cardio-respiratória. O alerta foi dado às 10h08 horas locais, menos três em Lisboa, e foi enviado de imediato um helicóptero que chegou junto do piloto às 10h16.

Após sucessivas tentativas de reanimação, o óbito foi declarado no hospital de Layla, na Arábia Saudita. “Toda a caravana do Dakar envia condolências à sua família e amigos”, completa a organização.

Paulo Gonçalves participava pela 13ª vez no Rali Dakar, tendo alcançado o segundo lugar na edição de 2015 — o ano de 2006 foi a sua estreia na prova. Foi campeão do mundo em motociclismo todo-o-terreno em 2013 e vice-campeão em 2014. Ocupava a 46.ª posição das motas à partida para esta etapa.

"O desporto e Portugal ficam mais pobres"

A carreira de Paulo Gonçalves em imagens

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou este domingo a morte do piloto português. Numa nota publicada na página da Presidência da República, o Presidente apresenta à família “as mais sentidas condolências” e diz que Paulo Gonçalves sempre foi um “digníssimo representante de Portugal”.

“Paulo Gonçalves morreu a tentar alcançar o sonho de vencer uma das mais duras e perigosas provas de rally do mundo, na qual foi sempre um digníssimo representante de Portugal, chegando a alcançar o segundo o lugar em 2015”, lê-se na nota.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais