Vem aí o Euro5. Sabe o que isso significa?

dezembro 27, 2019
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A partir de 1 de janeiro de 2020 todas as novas motos que sejam homologadas para comercialização na União Europeia terão de cumprir com as normas Euro5. Mas será que vocês sabe ao certo o que isso significa?

As diversas instituições que regulam as nossas vidas através das mais variadas formas e leis, estão cada vez mais a tentar que os veículos que utilizamos para nos movimentarmos sejam mais amigos do ambiente.

Ao longo dos anos temos visto serem introduzidas e aplicadas normas anti-poluição que vão apresentando limites cada vez mais apertados. Mas só cumprindo com essas normas é que as marcas podem homologar e colocar à venda os diversos modelos e novidades que podemos comprar num concessionário.

2020 marca assim a entrada em vigor de uma nova norma europeia de homologação para motociclos: a Euro5.

Como o nome indica, Euro5 é uma evolução da Euro4 que tem sido utilizada até agora.

A partir de 1 de janeiro de 2020, todos os motociclos que sejam homologados para comercialização na União Europeia terão de cumprir com a norma Euro5. Os motociclos que forem homologados antes dessa data, terão ainda um ano em que podem continuar a ser vendidos respeitando a atual norma Euro4, sendo que a partir de 1 de janeiro de 2021 terão no entanto de passar a cumprir com a Euro5.

As novas normas Euro5 são o equivalente às normas Euro6 que são aplicadas aos automóveis, e são obrigatórias para todos os ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos vendidos na União Europeia.

A inovação técnica da indústria do motociclismo tem tido um papel importante no controlo das emissões poluentes. Desde que a normativa Euro1 foi introduzida em 1999 que as diversas entidades que controlam a qualidade ambiental na União Europeia têm referido melhorias a nível da poluição, mostrando a eficácia das normas anti-poluição.

As emissões combinadas de hidrocarbonetos e dos gases NOx diminuiram 96,6%. Simultaneamente as emissões de monóxido de carbono reduziram em 92,3%.

Sob a norma Euro5, não será permitido aos veículos da categoria L – ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos – ultrapassar as 1,000 mg/km de monóxido de carbono, 100 mg/km de total de hidrocarbonetos, 68 mg/km de hidrocarboneto não-metano, 60 mg/km de óxido de nitrogénio e ainda 4,5 mg/km de partículas. Estes limites impostos pela Euro5 são iguais aos que se aplicam aos automóveis na norma Euro6.

Se é verdade que a nova norma Euro5 para os veículos da categoria L entra em vigor a 1 de janeiro de 2020, existem no entanto algumas exceções: motos de enduro, de trial, quadriciclos e triciclos “leves” usados para trabalho, terão um pouco mais de tempo para se adaptarem à nova norma. De acordo com a União Europeia, estes modelos têm até 1 de janeiro de 2024 para cumprirem com a Euro5.

Outro ponto a destacar nesta nova norma de homologação europeia, é que as motos terão de estar equipadas com sistema de diagnóstico a bordo (OBD) de nível 2. Este sisema permitirá controlar de uma forma mais detalhada e avançada eventuais falhas nos diversos sistemas de controlo de emissões das motos.

Para Antonio Perlot, secretário geral da Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos (ACEM), “Do ponto de vista do fornecimento, a tecnologia tem sido instrumental para melhorar a performance ambiental das motos. Os membros da ACEM têm investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento para produzirem motos compatíveis com a Euro5, equipando as motos com catalisadores de 3 vias e sensores de controlos de oxigénio, sistemas complexos de controlo eletrónico do motor, sistemas de abertura variável das válvulas e de injeção. Como resultado deste trabalho, a norma Euro5 das motos será equivalente à Euro6 dos automóveis. A ACEM vê isto como uma forma de diminuirmos a poluição dos transportes, especialmente nas cidades, contribuindo os nossos veículos para um sistema multimodal de transportes”.

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