Tabela de ISV cria uma maior distinção entre os patamares de emissões de dióxido de carbono.
Refletindo a alteração na norma que mede as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis novos, a versão preliminar do Orçamento do Estado para 2020 a que o Dinheiro Vivo/Motor24 teve acesso irá produzir um ligeiro aumento na aquisição de veículos novos, contrariando o receio que existia entre os representantes das marcas automóveis em Portugal de um grande aumento nesse campo.
Se a solução aplicada em 2019 teve em conta uma redução percentual a aplicar sobre os valores de CO2 relativos ao denominado ‘Procedimento Global de Testes Harmonizados de Veículos Ligeiros’, para 2020 o Estado ‘normalizou’ a tabela de ISV criando uma maior distinção entre os patamares de emissões de dióxido de carbono, passando de seis para nove escalões nos carros a gasolina e para oito no caso dos Diesel.
Veiculos a gasolina |
||
Escalão de CO2 (g/km) |
Taxas |
Parcela a abater |
Até 110 |
0.40 |
39.00 |
De 111 a 115 |
1.00 |
105.00 |
De 116 a 120 |
1.25 |
134.00 |
De 121 a 130 |
4.78 |
561.40 |
De 131 a 145 |
5.79 |
691.55 |
De 146 a 175 |
37.66 |
5276.50 |
De 176 a 195 |
46.38 |
6571.10 |
De 196 a 235 |
175.00 |
31000.00 |
Mais de 235 |
212.00 |
38000.00 |
Veiculos a gasóleo |
||
Escalão de CO2 (g/km) |
Taxas |
Parcela a abater |
Até 110 |
1.56 |
10.43 |
De 111 a 120 |
17.20 |
1728.32 |
De 121 a 140 |
58.97 |
6673.96 |
De 141 a 150 |
115.50 |
14580.00 |
De 151 a 160 |
145.80 |
19200.00 |
De 161 a 170 |
201.00 |
26500.00 |
De 171 a 190 |
248.50 |
33536.42 |
Mais de 190 |
256.00 |
34700.00 |
Esta tabela pretende valorizar os veículos menos poluentes e penaliza aqueles que, por oposto, são mais poluentes. Face às tabelas para o NEDC, a diferença mais significativa está no teto do primeiro escalão, que era de 99 g/km de CO2 e passa a ser de 110 g/km de CO2 no WLTP, abrangendo uma maior fatia de automóveis em ambos os casos.