A Mercedes-Benz anunciou a lista de modelos e de versões já de acordo com a norma Euro 6d-TEMP, obrigatória para todas os carros novos matriculados a partir de 1 de janeiro de 2020.
Mais exigente ao nível das emissões de NOx emitido pelos motores a gasóleo, o construtor alemão garante que os veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz com motor a gasóleo obtêm valores médios de 20 a 30 mg/km de NOx nas condições RDE.
Segundo uma revista alemã, que testou as emissões em doze veículos de diferentes marcas, o Mercedes-Benz Classe C 300 d Station (consumo de combustível em ciclo combinado: 5.6-5.0 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 147-133 g/km), praticamente não emitiu NOx.
A norma Euro 6d é ainda mais exigente devido às suas menores tolerâncias de medição. “Os motores Diesel Euro-6d-TEMP emitem, em média, menos 76% de NOx do que os motores Diesel Euro-6b, e menos 85% do que os motores Diesel Euro-5”, refere a ADAC.
A Mercedes-Benz iniciou uma ofensiva a nível de motores em 2016, que incluiu os novos motores Diesel de quatro cilindros (OM 654 e OM 654q) bem como os motores Diesel de seis cilindros em linha (OM 656).
Com esta base, um vasto conjunto de modelos Diesel Mercedes-Benz, desde o Classe A ao GLS, já respeitam atualmente a norma Euro 6d.
Estes são modelos Mercedes-Benz aptos a cumprirem, o Euro6d
ModeloConsumo de combustível em ciclo combinado
(l/100 km)[1]
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km)1
A 200 d4.3-4.0113-107
A 220 d4.5-4.3118-114
B 200 d4.5-4.2119-112
B 220 d4.5-4.4119-116
CLA 200 d Coupé4.4-4.1115-109
CLA 220 d Coupé4.4-4.2117-110
CLA 200 d Shooting Brake4.5-4.2118-111
CLA 220 d Shooting Brake4.5-4.4119-115
GLC 200 d 4MATIC5.4-5.2144-137
GLC 220 d 4MATIC5.4-5.2144-137
GLC 300 d 4MATIC5.9-5.7157-151
GLC 200 d 4MATIC Coupé5.5-5.2145-137
GLC 220 d 4MATIC Coupé5.5-5.2145-137
GLC 300 d 4MATIC Coupé6.0-5.8159-152
GLE 350 d 4MATIC7.5-7.0198-184
GLE 400 d 4MATIC7.5-6.9199-184
GLS 350 d 4MATIC7.9-7.6208-200
GLS 400 d 4MATIC7.9-7.6208-201
[1] Os valores declarados são os valores “NEDC de CO2” medidos de acordo com o Nº 1 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. Os valores do consumo de combustível foram calculados com base nestes valores. Poderá ser aplicado um valor superior como base de cálculo do imposto de circulação automóvel.