Coronavírus: como abastecer o seu carro e evitar o contágio

abril 11, 2020
Turbo
Redação
Turbo

O coronavírus está a tornar os postos de abastecimento em possíveis focos de contágio. Como tal, apresentamos-lhe várias medidas de redução de exposição ao vírus.

Infelizmente, a pandemia do coronavírus está a tornar as ações mais mundanas em oportunidades de disseminação viral.

O que antes fazia sem prestar grande atenção, constitui agora um comportamento de risco, cuja supressão deverá ser encarada como uma forma de defender-se do contágio por coronavírus.

Entre estas actividades, abastecer o depósito do seu carro é, sem dúvida uma destas tarefas que, agora mais do que nunca, exige medidas que evitem a exposição de pessoas a superfícies.

De momento, em Portugal, a circulação de veículos é ainda permitida, se bem que limitada. Apenas poderá circular no seu carro nas seguintes situações:

– Caso esteja obrigado a deslocar-se para o seu trabalho;

– Se precisar de adquirir bens de primeira necessidade;

– Se precisar de adquirir medicamentos;

– Se necessitar de visitar hospitais e centros de saúde;

– Se precisar de se deslocar para prestar a apoio a pessoas idosas ou com deficiência.

Contudo e caso necessite, também o leitor, de fazer alguma destas deslocações, é muito provável que o seu carro acabe por necessitar de combustível. Motivo pelo qual deixamos aqui alguns cuidados a tomar:

Se vai abastecer, ateste o depósito

Antes de indicarmos outras medidas, lembre-se que a melhor maneira de evitar o contágio em bombas de combustível, é mesmo evitá-las, o máximo possível. Portanto, se tiver de ir à bomba, aproveite para atestar o depósito do seu carro, de forma a impedir visitas múltiplas.

A utilização de desinfetante é essencial

Nem sempre lhe vai ser possível lavar as mãos antes e após o abastecimento. Neste caso, o desinfetante é muito mais conveniente, pois pode levá-lo consigo e no seu carro.

Use luvas

Abastecer o seu carro constitui uma ação onde o contágio é altamente possível, já que irá tocar numa superfície onde muita gente tocou. O contacto das mãos com as pistolas de abastecimento deve ser evitado ao máximo, sendo que, uma forma de o fazer, é através da utilização de luvas.

Muitos postos de abastecimento disponibilizam luvas. Caso contrário, aconselhamos que leve as suas próprias luvas. Aconselhamos também que sejam luvas dispensáveis, pois, após o seu uso, deve evitar tocar-lhes de novo.

Escolha postos de combustíveis com atendimento automático

O contacto com as superfícies é o maior risco de contágio aquando do abastecimento do seu carro. Contudo, a aproximação a outras pessoas também o é.

Sendo assim, aconselhamos o uso dos serviços automáticos de pagamento, que permitem o distanciamento de outras pessoas.

Caso não tenha esta possibilidade, lembre-se que, manter uma distância de entre um a dois metros da pessoa ao seu lado, é essencial. Tal como também é conveniente a utilização de uma máscara.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais