Como saber a quem pertence uma matrícula automóvel

março 08, 2020
Economias
Andrea Guerreiro
motorguia

Descobrir a quem pertence um veículo através da respetiva matrícula pode ser mais fácil do que pensa. Se pretende, por exemplo, encontrar a pessoa que bateu no seu carro e fugiu, basta apontar a matrícula do veículo e seguir estas dicas.

 

Certidão do registo automóvel em papel

Para saber a quem pertence uma matrícula automóvel, deve obter a respetiva certidão de registo automóvel.

Para o efeito, dirija-se aos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado, lojas do cidadão ou conservatórias do registo automóvel. Use o Mapa do Cidadão para localizar o serviço mais próximo.

 

Certidão permanente do registo automóvel online

Se quer descobrir a quem pertence uma matrícula automóvel, pode, ainda, obter uma certidão permanente de registo automóvel no portal Automóvel Online.

Depois de feito o pedido, é disponibilizado um código que lhe permite aceder ao documento online. Durante 6 meses, a certidão pode ser consultada sempre que necessário.

Se existirem alterações ao registo automóvel durante os 6 meses de validade, a certidão apresentará dados atualizados sobre a propriedade do veículo, identificação do automóvel e titular e existência de ónus ou encargos sobre o veículo.

 

Portal do Consumidor da ASF

Em alternativa, entre no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), descubra o seguro associado à matrícula e contacte a seguradora para obter mais informações sobre o veículo e o seu proprietário.

Para descobrir o seguro de um determinado automóvel, em pouco segundos e gratuitamente, aceda ao Portal do Consumidor da ASF, insira a matrícula do veículo e a data relativa à qual pretende obter a informação e clique em "Pesquisar".

Se a matrícula estiver registada e o registo se encontrar atualizado na base de dados nacional, é apresentada a seguinte informação:

  • Entidade seguradora
  • Data de início do seguro
  • Data de fim do seguro
  • Número da apólice
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais