Já pode pedir o DUA, o cartão que veio substituir o livrete

fevereiro 07, 2020
Turbo
Filipe Bragança
Turbo

O novo documento único automóvel, que veio substituir o livrete tradicional, entrou em vigor no dia 1 de Agosto do ano passado. Mas só a partir deste ano é que está disponível para todos.

Disponível desde o início do ano, o Documento Único Automóvel (DUA) é um cartão semelhante a qualquer outro, que guarda na carteira, e que chega para substituir o bem conhecido livrete.

Implementado a 1 de Agosto de 2019, o DUA estava destinado a substituir o livrete das viaturas novas, numa primeira fase. Nesta segunda fase, que teve inicio a 1 de Janeiro deste ano, o DUA estende-se a todas as matriculas, sendo que qualquer pessoa já pode pedir o seu.

Pode pedir o DUA na Loja do Cidadão ou Online

Inserido no programa Simplex+ e incluído no Plano Justiça+ Próxima, o “DUA na Carteira” faz da portabilidade a sua bandeira.

Caso pretenda pedir já o seu DUA, então saiba que o pode fazê-lo numa Loja do Cidadão, dirigindo-se ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado. Caso prefira, também pode fazer o pedido online através da Plataforma Automóvel Online, onde terá que preencher o Requerimento de Registo Automóvel, ou modelo único.

De qualquer das formas, prepare o seu número de identificação civil, assim como o seu número de contribuinte do proprietário do veículo, fazendo prova de que os impostos do mesmo estão em dia.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais